Mestrado em Bioinformática
O Mestrado em Bioinformática resulta da necessidade de formação multidisciplinar sentida na intersecção das áreas biomédicas com as tecnologias da informação. Este é um curso de 2º ciclo com um total de 120 ECTS e a duração de 4 semestres lectivos, estando aberto a candidatos que tenham completado o 1º ciclo quer nas áreas biomédicas, quer nas áreas da informática e tecnologias de informação. Em 2012/2013 o curso entrará já na sua 6ª edição !
O curso é proposto no âmbito da oferta educativa da Escola da Engenharia da Universidade do Minho, resultando da união de esforços dos Departamentos de Informática e de Engenharia Biológica e contando ainda com a colaboração do Departamento de Produção e Sistemas e do Departamento de Biologia (da Escola de Ciências). Este curso emerge ainda da existência de um grupo de investigação na área na Universidade do Minho, tendo ainda estado na base da criação da primeira empresa de Bioinformática a operar em Portugal: a SilicoLife.
Os Associação de Estudantesque completem este mestrado deverão estar aptos a reconhecer uma vasta gama de problemas ao nível da investigação biológica e biotecnológica, sabendo aplicar técnicas avançadas de Bioinformática para a sua resolução, quer tirando partido de software disponível, quer implementando as suas próprias soluções (ou coordenando projetos que conduzam à sua implementação). O curso de Mestrado em Bioinformática agora proposto pode constituir-se como um projeto de ensino de sucesso, tal como acontece já com inúmeros outros nesta área em numerosas universidades europeias e mundiais.
A Comissão Diretiva,
- Miguel Rocha
- Isabel Rocha
- Rui Mendes